sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Peppa Pig: Mamãe bobinha, você não sabe de nada!

Já tinha ouvido algumas pessoas falarem sobre esse desenho e já estava pensando em separar algum tempo para assistir e dar a minha opinião, mas depois que uma pessoa conhecida comentou comigo sobre uma situação que ela presenciou esses dias, eu decidi não pagar para ver com os meus próprios olhos e ouvir com os meus próprios ouvidos algo parecido, pois afinal, trabalho com crianças e sempre que vejo algo que precisa de mais atenção com relação aos pequenos eu compartilho o que creio e penso com os pais. Mas, afinal o que ela viu? Se você ainda está ai, vê só a situação! (imagem: retirada da internet)

Essa pessoa estava na fila do caixa em uma padaria e uma menininha estava na frente da fila, embora a mãe dela estivesse no final da fila. A mãe começou a chamá-la pedindo para que viesse ficar ao seu lado, e a menininha estava nem ai, entretida com outras coisas, depois que a mãe insistiu muito, a menina disse:  "Vou ficar aqui - (pausa, ela completou baixinho) mamãe bobinha, você não sabe de nada!"  Opa! Como é? Eu pensei. Será que ela sabe o que disse, talvez sim, talvez não, mas nossas crianças refletem literalmente o que ouvem, vêem e escutam.  Pode parecer exagero? Espera só você ouvir isso: “Papai bobinho, você não sabe de nada.

Fui então, assistir mais de 1 hora de desenhos da Peppa Pig para conhecê-la e descobrir quem é essa porquinha, estou dizendo isso porque ela é realmente uma porquinha rosa, com uma voz cativante (a voz dela me lembrou da Isabel do desenho Babbar, um dos meus favoritos!)

Papai Pig, Mamãe Pig, George e Peppa. (imagem: www.jdv.com.br)
Depois do meu período de entretenimento, quem é a mãe aqui que já não se pegou assistindo a porquinha rosa do momento e isso sem os filhos (risos), levanta a mão! Porque o desenho é bonitinho, tem sua parte educativa e muito interessante por sinal, mas depois de tanto ouvir a frase: “Papai bobinho... e as palavras bobo, boba, bobinho e bobinha pela fofura da Peppa Pig, que pra mim já não era mais tão fofa assim, pensei comigo: "Preciso escrever já sobre ela!"

Quem é ela? Uma menina que demonstra interesse em aprender e conhecer as coisas, perguntando bastante. No desenho, diversos vocabulários são ensinados para os pequenos, ou seja um desenho educativo, certo? Vejamos uma palavra como, boba ou bobo pode passar desapercebido, mas para mim, não mesmo, até porque a "boba” ou “bobinha” da vez na próxima aula pode ser eu. 
Quando a personagem não concorda com algo, ela simplesmente classifica com o seu “adjetivo” preferido: bobo, boba, bobinho ou bobinha. Se ela está perdendo alguma brincadeira ou alguma coisa, ela de forma mimada diz que aquilo é bobo. Normalmente, crianças a partir de 2 anos assistem esse desenho, mas também não é difícil encontrar quem ainda nem sabe falar mamãe assistindo. Enfim, não é a partir dos 2 anos que as crianças estão saindo do seu “mundo” e começando a se socializar mais, brincar mais com outras crianças, falar mais, repetir  e bota repetir nisso, andar e correr mais, começam a aprender a emprestar mais e etc. mais?
Nossas crianças precisam de desenhos que ensinem sim, mas que também eduquem! 

Respeito é algo que essa porquinha rosa vai deixando de demonstrar já nos primeiros episódios. Ela é mimada, mal educada e sarcástica com o seu pai que faz o papel literalmente de um banana, porque ele a ouve chamá-lo, por exemplo de:  “Papai bobinho, essa sua pança é grande demais!” e não faz nada! Em outras situações ele também não faz nada, a mãe também não, os avós também não e você, também não vai fazer nada? Uhm?

A Peppa Pig é o que podemos chamar de rainhazinha ou reizinho! Quem? É aquela criança linda, simpática, interessante, inteligente, mas que quando é contrariada, ela demonstra de forma mimada e muitas vezes bem mal educada a sua oposição! Sabe aquela frase: Eu quero e quero agora! Tudo bem, ai você me diz: Ah mas é uma criança em formação, ela ainda está aprendendo. Concordo, devemos esperar reações diversas das  crianças, mas também devemos esperar reações dos pais para socializá-las, ensiná-las e discipliná-las!

Vamos lembrar que a proposta do desenho é ser educativo, certo? Fora que o irmãozinho George arrota e todo mundo dá risada muitas vezes e não ensinam nada! Penso que se o George está aprendendo a falar, então ele está na média de idade das crianças que estão começando a assistir. 
Olha, eu sou totalmente a favor de permitir que as crianças assistam desenhos e aprendam o que é certo e o que é errado também através deles, mas crianças de até 4 anos, digamos assim, não conseguem compreender muito bem que elas podem assistir algo com freqüência e que e precisam aprender a discernir que devem ouvir, mas não devem repetir! Não dá! Ai é pedir demais, né?

Por isso pais fiquem atentos conversem , reflitam e tirem suas próprias conclusões.

Ficou em dúvida? Eu separei alguns diálogos de alguns episódios, dá uma olhada na situação:

Episódio: Nadando
Papai Pig: "Alegrem-se, podem me ver mergulhando!" ( O Papai se preparando para pular do trampolim)
Peppa: "Papai bobinho, essa sua pança é grande demais!"

Episódio: Casinha e Castelo
Peppa: Não, isso é aqui é lugar de meninas. Um lugar para meninas.(falando para os meninos da sua casinha na árvore)
...
Vovô Pig: Agora vocês tem o castelo!
Menino: Muito obrigado, vovô Pig
Meninas: Nós podemos entrar?
Amiga da Peppa: Mas, eu adoro castelos!
Peppa: Uma casinha na árvore é bem melhor que um castelo. Vamos meninas.
Menino: Eu sou o rei do castelo!
Vovô: Todo castelo tem que ter uma bandeira.
Amiga Peppa: Eles tem uma bandeira!
Peppa: Não precisamos de uma bandeira boba!
Vovó: Olá, meninas, vocês precisam de alguma coisa?
Todas: Uma bandeira!
Peppa: E ela tem que ser muito melhor que a dos meninos!

*O vovô e a vovó participam da história e não chamam a atenção dela, com relação a palavra Boba.

Episódio: Jogando Bola
*A Peppa e o irmão George estão brincando de bola, como ela não consegue pegar a bola, ela diz com insatisfação:

Peppa: Que brincadeira boba!

*Passando algum tempo, os amigos da Peppa chegam e eles decidem jogar futebol. Menino contra menina.  O papai Pig é o juiz do jogo. Os meninos menores fazem um gol e a Peppa diz: 

Peppa: Futebol é um jogo muito bobo!
Mas eles fizeram gol contra, então ela complementa: 

Peppa: Futebol é um jogo ótimo.

Episódio: Panquecas
*O papai faz a panqueca dele e quando joga bem alto a panqueca  gruda no teto, todos riem e a Peppa diz: 

Peppa: Papai bobinho!

Depois, no final do desenho todos estão rindo e ela chama o pai novamente de bobinho.

Episódio:  Amigo faz de conta
*A amiga Susi vem brincar com a Peppa e diz que tem um amigo imaginário chamado Léo.
A mãe Pig, oferece bolo de frutas a elas e a Peppa diz imitando o amigo imaginário que ele quer um pedaço, então a Susi fala: 

Susi: Não seja boba Peppa, esse não foi o Leo, foi você. (não concordando como a Peppa imitando o seu amigo imaginário)

*Depois de algum tempo a amiga chama a Peppa de bobinha novamente por discordar dela dizer qual a roupa que o amigo imaginário está usando. Elas também mostram a língua uma para outra na frente da mamãe e cadê a mamãe mesmo? 

O que a Bíblia diz? Discipline o seu filho, e este lhe dará paz, trará grande prazer a sua alma. Provérbios 29:17

Minha opinião? Depois de assistir, não recomendo! Filhos mais inteligentes, mas mal educados não dá! Nem de Brincadeira! 
Discipline = Corrija = Instrua = Ensine = Aponte o caminho que você tem como valor e princípio correto e você terá dias de grande alegria e prazer neles, nos seus filhos e nos dias mesmo!


E você o que pensa sobre isso? 

21 comentários:

  1. Eu gosto da Peppa, e por vários comentários tb parei para assistir e prestar atenção.
    Ela satiriza muito o pai, que parece não ter autoridade nenhuma sobre a casa.
    Triste é que ela hj, é um grande sucesso, e as crianças vão aprendendo pelo que elas veem, ou seja vão achar normal repetir o que a Peppa fala.
    Não se fazem mais desenhos e programações como antes =/

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Bell! É triste saber que esse desenho influenciará tantas crianças. Por isso escrever já, para alerta pelo menos alguns!
      Um grande beijo : )

      Excluir
  2. Oi, Tamara. Meus filhos já são grandinhos (12 e 10 anos), então nunca assisti a Peppa, mas tenho amigas com filhos/sobrinhos por volta dos 2-3 anos de idade e suas crianças são viciadas no desenho. Eu concordo com suas observações. As crianças imitam o que vem no dia-a-dia. Agora entendo porque minhas amigas reclamam por vezes que suas crianças estão teimosas, fazendo birra... Eu entendo que como pais devemos ter cuidado com o que nossos filhos leem, assistem e ouvem. E também entendo que criança precisa de regras e disciplina. Esse desenho é um deserviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, infelizmente + um desenho que era para trazer entretenimento com educação, deixa de ser referência pela falta de educação. É isso mesmo, muitas crianças hoje mal educadas refletem o que assistem. Espero que através desse posto ajude alguns pais a refletirem o que estão deixando seus filhos assistir!
      Um grande beijo : )

      Excluir
  3. O meu filho matheus de 3 anis adorava comer legumes, como a cenoura. Depois de alguns dias observei que ele não queria mais comer e fazia até um som de nojo. Então o meu filho mais velho de 7 anos que assiste junto com ele disse que o irmão estava imitando o George que não gostava do legume. Essa influência eu não achei legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi comentários também de crianças que deixaram de comer alguns legumes por causa do desenho! Infelizmente alguns pais só irão perceber algumas coisas e dar e real peso somente lá no futuro! :/

      Excluir
    2. Por isso que é bom assistir desenhos que ensinam as crianças comerem legumes, pq é tão difícil eles gostarem?

      Excluir
  4. Tem um episódio que ela pergunta se a mãe dela sabe assobiar,pq ela não sabe,aí quando a mãe dela fala que sabe,a Peppa Fala:vc sabe assobiar pq vc é velha...
    Acho esse desenho ridículo.ensina as crianças a serem mal educadas com seus pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos giram ao redor dela, ela é a rainha. .não gosto dela.

      Excluir
  5. Esse texto é tudo que eu estava procurando hoje, após assistir um episódio em que o pai arrota e todos riem, outro que ensina as crianças a pegarem aranhas alegando que sao inofensivas e outro que diz que meninos não podem usar rosa. Juro que não sei onde esse mundo vai parar, o que estamos oferecendo as nossas crianças? Entretenimento gratuito e de péssima qualidade em troca de cinco minutos pra lavar a louça? Será que vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vale, como me arrependo de ter deixado meu filho assistir isso,mais ainda bem que ele não curte tanto, por isso que meu filho acha tão engraçado arrotar ,agora entendi, indguinada

      Excluir
  6. Olha um dia meu filho, falou para mim " mamãe bobinha", ai eu parei e pensei, espera aí, aonde ele aprendeu a falar isso, na hora conversei com ele e disse que nao poderia dizer isso, e fui investigar aonde ele tinha escutado, e um dia eu ouvindo a peppa, ouvi ela falando uma destas famosas frases aí encima descrito, então pensei, descobri aonde ele escutou, fui tirando o desenho aos poucos e substituindo por outros, mas até o conportamento que a porquinha tem de pular quando fica alegre, ele fazia igual !! Por isto, nós como pais devemos prestar bem a atençao em que nossos filhos estão assistindo e ouvindo! e educar sim e não rir e achar bonitinho, igual o desenho ensina !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava até bonitinho ele chomar de bobinho, mais agora que nada haver minha reação, bom ouvir as opiniões de vcs

      Excluir
  7. Meu filho depois que começou ver esse desenho tem me dão um pouco de trabalho percebi q o irmão da Peppa gosta q td seja feito do seu jeito e ele sempre diz:eu não quero faz pirraça,chora e sempre acabam sedendo suas vontades e de uns tempos pra cá meu filho tem tido essas atitudes tbm q antes não tinha,sem contar q a porquinha peppa é egoista ,mal criada,brigona,não respeita o irmão nem os pais vive increncando c o irmão o fazendo chorar acho q devíamos prestar bem atenção no q nossos filhos assistem.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog. Assim como você eu e minha esposa também começamos a ficar preocupados ao ver nosso pequeno repetindo frases desse desenho de maneira constante. O desenho até que eu achava o desenho bem "inocente" pra ser assistido pelo meu filho. Mas depois de vê-lo repetindo no dia a dia algumas frases e falando como o George, irmão da Peppa, passeis a pesquisar mais sobre a influência desse desenho sobre as crianças. Como você disse, mostra as crianças literalmente reinando num lar onde o pai, assim como a mãe é um "bobinho" manipulado pela filha, sem voz ativa. Vi vários episódios e em nenhum deles vi os protagonistas serem corrigidos ao se comportarem de modo errado. É preocupante que um desenho como esse tenha tido tanta aceitação pelas crianças, moldando-lhes o caráter e dando a eles uma idéia errônea em relação aos papeis dos pais dentro da familia.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua crítica em relação aos episódios da Peppa Pig. Penso o mesmo. Você já assistiu ao episódio: O jardim da Peppa e do George? O jeito como a Peppa fala com o pai que ficou de espantalho para o jardim dela!? É um absurdo!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a sua crítica em relação aos episódios da Peppa Pig. Penso o mesmo. Você já assistiu ao episódio: O jardim da Peppa e do George? O jeito como a Peppa fala com o pai que ficou de espantalho para o jardim dela!? É um absurdo!

    ResponderExcluir
  11. Minha filha de 2 anos adora.
    Muitas vezes ela fica assistindo a Peppa no carro enquanto saímos, em casa.... Mas sim, tem coisas que a Peppa fala que são ridículas. Mamãe é velha demais, Papai e sua pança grande. No episódio que só ela não sabia assobiar ela liga pra Suzy e desliga na cara dela quando ela assobia pra ela do outro lado do tem. Ela não quer que ninguém seja melhor que ela.
    Uma coisa que me chamou atenção foi quando perguntaram ao George se ele queria comer legumes ele disse Nnnnnnnnnnnao. Aquilo minha bebê pegou praticamente na hora.
    Falo pra ela vem aqui ela solta nnnnnnnnao.
    Reduzi bastante
    Agora ela assiste mais a Luna que Peppa.

    ResponderExcluir
  12. E o interessante é que esse desenho ele deixa minha filha super irritada quando termina. Ela fica o tempo todo implorando para assistir o mesmo, eu explico que acabou e tento passar outro mais educativo. E ela nao aceita so quer pepapiq.

    ResponderExcluir
  13. Não gosto deste desenho,e tenho convicção que minha filha de 3 anos não deve assistir.
    O problema é que os professores da escola dela passa para os alunos assistir,infelizmente!!

    ResponderExcluir
  14. Cheguei a esse site porque senti a necessidade de saber se outros pais percebiam a mesma coisa. Minha filha tem 2 anos e 6 meses e é apaixonada pela Peppa Pig. Falar a verdade, essa porquinha sempre me deixava de orelhas em pé, em especial em relação ao tratamento dela em relacão ao pai, que sempre foi visto por ela como um verdadeiro banana. A verdade é que ela ensina aquilo que a gente tenta corrigir nas crianças (acha que é o centro das atenções; a vontade dela que predomina; excesso de birra ao ser contrariada; desmerecer as vantagens dos seus coleguinhas como se as dela fossem sempre melhores ) enfim.... infelizmente não acho uma boa influência , principalmente numa das fases mais importantes da criança , onde a sua personalidade está sendo moldada.

    ResponderExcluir