terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Sugestão de Plano de Aula para 2015!

A postagem de hoje é uma sugestão de Plano de Aula. Eu uso esse Plano e tem dado super certo.

Eu pensei em falar sobre cada parte do Plano de Aula e aí você pode adaptar as suas aulas e o tempo que você tem disponível com as crianças.

Vocês irão perceber que nas nossas aulas, sempre há 2 professores ou 2 professoras por sala de aula. Porque? 
Primeiro, para ajudar a gerar comunhão e relacionamento entre eles e assim, os professores podem se conhecer um pouco mais e criar novas amizades.
Segundo, porque pode haver professores que estão iniciando ou que não tem muita experiência com crianças, embora queiram ajudar. Dessa forma, eles ou elas aprendem na prática com o outro professor mais experiente. Graças a Deus em nossa igreja não tivemos nenhum caso de pedofilia ou abuso físico, mas ter 2 professores na sala de aula ajuda para que isso não seja comum, pois um sempre acaba observando o comportamento do outro. É um tema delicado, mas não estamos isentos de que venha acontecer. Por isso, ter 2 professores em sala se aula é um trabalho preventivo, pois são 2 olhando as crianças, são 2 para dividir a aula, são 2 para observar qualquer situação anormal com as crianças ou entre os próprios professores e assim, essa estratégia se torna mais uma ajuda e benefício às crianças e a nós líderes do Ministério Infantil porque não podemos estar em todo lugar ao mesmo tempo e ver tudo, graças a Deus!

Se você está fazendo o Planejamento de suas aulas para este ano, pense nessa estratégia se for possível, mesmo que você tenha que ajuntar duas salas. Serão mais crianças sim, mas o professor ou a professora terá mais ajuda também. Converse com seus professores, faça uma pesquisa e então se for necessário e possível mude de estratégia esse ano. Experimente e depois me conte o que achou!

O Plano de Aula que sugiro está divido em 8 partes, sendo assim ficam 4 partes para cada professor. Você pode observar na divisão da aula no inicio.
As observações sobre cada parte, vou escrever em azul, ok?

PLANO DE AULA

Data: ____/____/____
Professor responsável pelas atividades: 1,3,5 e 8
Professor responsável pelas atividades: 2,4,6 e 7
Tema da Aula:
Referência Bíblia: 
Versículo para memorização:


Para planejar a aula deve-se observar:    

Horário: Estabelecer um programa para ter início, meio e fim. Adaptar a lição ao tempo disponível.
Local:  Programar os recursos a serem utilizados possíveis no local disponível.
Motivação: Planejar atividade preparatória para que as crianças comecem a ter interesse pela lição do dia. É importante a participação sempre das duas tias ou tios nas atividades, pois um estará conduzindo e ou outro(a) auxiliando. 
Conteúdo da Lição: Conhecer bem a passagem bíblica, já que ela deverá ser contada com clareza e não, simplesmente, lida.
Recursos: Planejar o recurso a ser utilizado, escolhendo o que melhor se adapta ao local, às crianças e ao conteúdo. Converse com quem ficará com você para que tudo esteja pronto antes da aula.

Antes de iniciar a elaboração do Plano de Aula:

1. Ler com atenção o texto bíblico.
2. Meditar na Palavra de Deus, deixando o Espírito Santo ministrar ao seu coração.
3. Escrever o que Deus falou sobre o tema.
4. Orar a Deus pedindo sabedoria, discernimento, além de orar por cada criança da turma.
Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. 1 Coríntios 14: 40

1. Boas Vindas – 5 minutos
Receba as crianças com um lindo sorriso à porta. Pergunte como foi sua semana e se estão felizes.
Quando todos estiverem em seus lugares, dê as boas vindas a cada visitante. Você pode pedir às crianças que falem todas juntas: Ex: João seja bem-vindo!

2. Oração e Louvor – 15 minutos
Após as Boas vindas você poderá realizar um momento de Louvor e oração. Agradeça a Deus pelo tempo que vocês terão juntos.

Não deixe de orar, fale e permita que as crianças repitam, use palavras fáceis e curtas. Se as crianças forem maiores permita que elas participem nesses momentos orando.

3. Momento Missionário – 10 minutos
Você Sabia? A igreja que não é missionária está fora da vontade de Deus, pois Jesus deu a tarefa a cada um de nós de Ir, fazer discípulos de todas as nações. (Mateus 28:19 e Marcos 16:15) Para fazer discípulos, precisamos pregar o Evangelho. Olhar para os que não conhecem as Boas Novas. Não deixe de fazer esta parte e incentivar as crianças a contribuir com a oferta missionária. As crianças que aprendem a dar desde pequenas terão um coração mais quebrantado e preocupado com as necessidades dos outros quando adultas.

Se você quiser conhecer alguns missionários acesse: 


www.missaoavante.org.br

www.juvep.com.br
www.portasabertas.org.br

4. Atividade Preparatória – 15 minutos
É sempre bom dar entonação ao que você estiver contando, preste atenção se você não está em uma nota só.

Nessa parte pode ser o inicio para apresentar a história com uma brincadeira, apresentação de algum personagem ou o inicio de uma atividade que será finalizada após a história.


5. A Lição do Dia – 15 minutos
Introdução - Pode ser realizada nessa parte mesmo ou antes na Atividade Preparatória.

Desenvolvimento - Uma dica! Não deixe de prestar atenção as crianças se realmente continuam prestando atenção a história e não estão dispersas demais. Muitas vezes eu prefiro dividir uma história em 2 aulas se for muito longa para que as crianças não percam o interesse.

Conclusão - Pode ser aquela parte onde você deixará um suspense para a próxima aula. Deve ser também colocado em prática o que foi ensinado durante a história. Seja través de uma oração de arrependimento, agradecimento, a favor de alguém e até de confissão (caso as crianças já tenham mais entendimento). É gratificante terminar uma história e perceber que os corações das crianças foram alcançados e elas demostram arrependimento, alegria ou qualquer outro sentimento que as aproxime de Jesus. E claro, é nesse momento que você pode fazer o apelo as crianças visitantes para entregarem suas vidas a Jesus : )

Utilize o cronômetro para ensaiar o seu tempo de apresentação. 

É sempre bom dar entonação ao que você estiver contando, preste atenção se você não está em uma nota só. Depois de ensaiar peça a ajuda da esposa para te ouvir contar.


6. Lanche – 20 minutos

7. Exercício de Fixação – 20 minutos

É nessa parte que normalmente apresentamos as atividades como pintura, colagem, brincadeiras que tenham a ver com o tema da aula. As crianças sempre esperam por essa parte.

8. Encerramento
É muito importante que você ore e eles repitam, pois ainda estão aprendendo como falar com Deus. Em nome de Jesus(é muito importante que as crianças já saibam que oramos no nome de Jesus, por isso cite) ai diga AMEM (bem forte para elas repitam forte)

Faça uma oração ou permita que alguma criança que ore agradecendo a Deus, pedindo a Sua ajuda ou compartilhando algo. É nessa oração que muitas vezes percebemos através da oração das crianças se elas realmente entenderam a aula.



“Cuidado, não despreze nenhum destes pequeninos!...” Mateus 18:10


Se você quiser ter uma ideía de como aplico o Plano de Aula, dá uma olhada nessas histórias: José, o pai de Jesus,  Missionário Paulo na Ásia


Dois links sobre Planos de Aula que já postei aqui: Plano de AulaPlanejamento da Aula

Espero que tenham gostado das sugestões! Então, vamos às aulas!

Se você gostou da postagem, comente! Ficarei feliz receber seu comentário : )

2 comentários:

  1. Amei. Que Deus, em Sua Infinita Graça, continue usando vc, para Glória Dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querida! Esse é o meu desejo a cada dia! Ser usada por Ele e ter a oportunidade de compartilhar! Que o Senhor te abençoe e fortaleça também a cada dia! Obrigada por escrever! Um grande beijo : )

      Excluir