terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Acampamento de Carnaval! Surpreenda as crianças!

Oi pessoal, tudo bem?

Já estamos na última semana de janeiro, isso significa que o Acampamento de Carnaval já está ai! E com certeza nós como professores sempre pensamos no que oferecer às nossas crianças além de todo o entretenimento que normalmente o local já tem. 

 

Como uma boa acampante desde pequena, sei que as crianças também não vêem a hora desse dia chegar. Pelo menos era assim comigo e minhas irmãs e como crianças sempre esperávamos ter algo diferente em nossas aulas ou atividades. Um caça ao tesouro, uma gincana, uma atividade ao ar livre, enfim, sempre aguardávamos algo diferente. Se você quiser sugestões, tem um post completo sobre brincadeiras de Acampamento e Acampadentro para fazer com as crianças, para conferir, clique aqui!

Mas, lembrando dessa época há algo que me marcou quando já estava um pouco maior nos acampamentos. O devocional. Me lembro quando tinha entre 12 e 13 anos e não sabia fazer sozinha porque normalmente não recebíamos nada que nos ajudasse a compreender melhor o tema abordado. Eu olhava outras crianças e também elas estavam na mesma situação, embora todas quisessem ou pelo menos demonstravam querer fazê-lo. A sugestão era que fizéssemos sempre ao acordar ou no máximo logo depois do café da manhã.

Mas, vamos lembrar o que significa devocional, mesmo? A palavra vem de devoção a algo ou a alguém. Nesse caso, o nosso devocional significa que vamos separar um tempo do nosso dia para ouvir a Deus através de Sua Palavra e falar com Ele através das nossas orações.
imagem: Revista de professores Saber + (Ed. Betel)
Quando ainda somos crianças, estamos aprendendo a conhecer a Deus e o devocional deve ser uma das formas para que isso aconteça. E se você utiliza algum material de apoio, aí sim fica mais fácil. Surpreenda as crianças esse ano, ensine-as a importância de conhecer a Deus através da leitura da Sua Palavra. Faça diferente no devocional delas. Leve-as a lugares no acampamento para admirarem a Criação de Deus, para orarem e louva-lo também. Se elas já são maiores, o devocional pode ser um dia em cada lugar. Dentro do quarto, embaixo de uma árvore, admirando uma paisagem. Enfim,  a minha sugestão é que ao preparar o tema de devocional para os juniores ou adolescentes de sua igreja, explique a eles o que é andar com Deus e como Ele deseja ter esse tempo conosco a cada dia. Entregue também uma atividade sobre cada tema que você escolher. Pode ser com perguntas sobre o versículo ou sobre a história ou uma atividade mais elaborada além das perguntas para reflexão. Se for possível, converse com elas após o tempo de devocional. O que cada uma aprendeu e entendeu. Se for o caso, use nesse ano o tema: Devocional. E mostre às suas crianças o privilégio que elas tem andarem com Deus.

Se ensinarmos nossas crianças a compreenderem a importância de estudarem a Bíblia e conhecerem a Deus a cada dia, elas não precisarão chegar a fase adulta para experimentarem uma amizade profunda com Deus e experimentarem a Sua graça e o Seu amor. Isso pode e deve começar na infância! As experiências com Deus na infância marcam as nossas vidas de tal forma que a possibilidade de abandonarmos o Senhor é menor quando nos tornarmos adolescentes e adultos, mas caso isso aconteça podemos até escolher viver longe Dele por algum tempo, experimentando outros caminhos, mas não nos esqueceremos de quem é Deus e o que aprendemos com Ele. E quando isso pesar, com certeza fará diferença para decidir segui-lo novamente. Sabe aquele versículo de Provérbios 22:6 que diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Para que isso realmente aconteça, essas experiências com Deus precisam acontecer na infância e não somente a criança ouvir uma história de alguém que foi um homem de Deus. Elas podem ter a alegria de experimentar já nos primeiros anos de sua vida o que é ser amiga de Deus! Essa foi a minha experiência eu decidi segui-lo : )


Você Sabia? Através dessa experiência muitos pais são despertados e percebem o quanto é bom fazer o devocional diariamente com seus filhos e muitos também percebem que não tem o seu tempo a sós com Deus. Viu só como trazer a experiência do devocional às crianças pode influenciar mais vidas do que imaginamos?


A Sociedade Bíblica do Brasil tem um material muitoooo bom, criativo, bíblico e divertido e que pode ser usado como devocional. Além dos temas abordados, o livro encoraja a criança a abrir a Bíblia e ler o versículo indicado. O que eu acho fantástico. Devocional não é só ler o pensamento de quem escreveu o livro ou material, mas é ir direto a fonte, que é a Palavra de Deus para também recebermos diretamente Dele.                        Cada livro sai por R$ 5,40. É bom ou não é?

Você já pode iniciar o livro com as crianças no acampamento e instruí-las a continuar depois nos próximos dias em casa. Cada livro vem com pelo menos 28 atividades. Isso é, uma atividade para cada dia do mês.  Legal, né? E nas próximas aulas, você pode perguntar como está sendo o estudo de cada uma delas. Percebo que muitas crianças se sentem mais animadas a fazer porque demonstramos interesse em saber. Depois de algum tempo, pode ser um pouco mais de um mês, você pode pedir para que elas tragam o livro que ganharam para conversarem sobre as histórias e atividades. Como por exemplo, quais elas mais gostaram, quais acharam mais difíceis de fazer e por ai vai. Isso funciona sempre com nossas crianças e aquelas que não estavam fazendo ou tinham esquecido acabam voltando a fazer. Isso é discipular crianças: ensinar, encorajar e revisar! Com a gente também é assim, não é?

Para conhecer esse material, é só clicar na imagem!


Gostou do post? Comente! Eu gostaria de conhecer você e saber como esse blog tem te ajudado! 


Um grande beijo,

Tamara : )



Nenhum comentário:

Postar um comentário