segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Moisés, um líder especial! Uma sugestão de tema para as suas próximas aulas!

Oi pessoal, tudo bem?

Depois de alguns dias de descanso que foram essenciais para a mente e o corpo, estou de volta. E como esse é o primeiro post do ano, eu gostaria de deseja um Alegre 2015  com muita alegria, paz, amor e que nesse ano tenhamos mais desejo em conhecer ao Senhor Jesus a cada dia : )
Agora sim estamos em um novíssimo ano. A cada ano novo, sempre temos metas, objetivos e alvos a serem alcançados. E para que isso aconteça, precisamos arregaçar as mangas, tomar um bom café, por que eu amo café, mas se você não é tão adepto ao pretinho, pode ser capuchinho, chá, suco ou qualquer outra bebida que te dê uma animada de manhã e... vamos a labuta!

Eu coloquei no face que nesta semana postaria sugestões de como organizar nossa programação para todo ano, isso incluem: material a ser usado durante o ano, organização das salas, verificar material que precisa ser comprado, brindes ou presentes para atividades extras,  programação especial, reuniões e treinamento com os professores. Ufa! É muita coisa, mas com planejamento tudo pode ser colocado em prática sem nenhuma dificuldade. Há muitas coisas que já postei aqui no blog, mas conforme cada assunto for sendo postado, colocarei os links dos assuntos já falados aqui ;)

Sempre quando o ano está chegando ao fim, já estou decidindo o que vamos usar no próximo ano, seja uma continuação das histórias bíblicas ou algo específico sobre algum tema. Nesse ano de 2015 vamos dar continuidade ao material que estamos utilizando da Editora Cristã Evangélica. Vem ver o que chegou e como já estou animada para as próximas aulas.


Eu não sei vocês, mas eu viajo antes mesmo das aulas serem apresentadas às crianças. Me divirto muito e sempre aproveito a oportunidade para agradecer a Deus por rever cada história e aprender um pouco mais. O tema desse ano será:  Um líder especial - é a história de Moisés e sua incrível tarefa de ser o libertador do povo hebreu.


Para escolher o tema a ser abordado em suas aulas, você precisa avaliar a idade de suas crianças e o que já receberam sobre a Palavra de Deus.
Se você está iniciando com as crianças em sua igreja, começe pela Criação de Deus, é importante que elas ganhem a convicção que não cremos na teoria do evolucionismo e sim a do criacionismo. Claro, que não vamos abordar assim com esses temas, a não ser que já sejam maiores. Através do tema A Criação, as crianças conhecerão o Deus criador e o plano perfeito que Ele sempre teve para nós. Após abordar com as crianças como o pecado entrou no mundo, através de Adão e Eva, você pode ir para a vida de Jesus e o porque Ele precisou vir. Penso que é uma ótima oportunidade para que as crianças entendam quem é Deus, Jesus e Espírito Santo.

A Editora Cristã Evangélica tem um material completo com cada tema que eu sugeri. Eu usei o material deles e nossas crianças não se esquecem das histórias. Não tenha pressa em abordar cada tema. Se for com os  pequeninos, como jardim ou pré primário, você pode usar o tema da criação durante todo o ano. Eu fiz isso e foi muitooooo legal!

Se suas crianças já passaram pela Criação, a vida de Jesus e outros temas, escolha um que vocês não abordaram tanto. Mergulhe com as crianças nesse tema ou reveja algum que você pensa que seja propício para a idade deles. A Palavra de Deus é tão rica que podemos usar um mesmo tema mais de uma vez e aprendermos  novas coisas. A Palavra de Deus se renova a cada dia! Não é assim com você em seu devocional?

Voltando ao tema de Moisés, eu separei mais algumas fotos do material que recebi!

Se você comprar o kit do professor vem com o livro do professor + livro do aluno + livrinho com as músicas + CD. É um material completo ou não é? Eu sempre compro os 2 kits com o mesmo tema: Plug Kids e Pluguinho Kids porque são para idades diferentes. Quer saber porque?


Esse é o material para o professor. Já disse em outros posts que se fosse aplicar todo a aula sugerida daria em média 3 horas de aula com louvores, história, atividades e etc. Então eu divido cada aula em 2 partes porque normalmente tenho 1 hora e meia com as crianças. Viu como esse material vale a pena. Eu estava dando uma olhada no site da Editora Cristã Evangélica e fico com vontade de dar todas as aulas de todos os tema.... hahahahaha  Passa lá e dá uma olhada!


 Sabe o que eu faço? Quando há crianças alfabetizadas e outras que estão sendo alfabetizadas, uso atividades diferentes, pois quero usar o máximo das atividades para fixar o que as crianças aprenderam, por isso que compro os 2 Kits.  A sugestão deles é que cada criança tenha a sua revista de atividades, que são esses livros da foto abaixo, o que eu acho muito legal porque também há atividades para as crianças fazerem em casa. Para ver a revista de atividades da história de Moisés, clique aqui para o Plug Kids e aqui para o Pluguinho Kids!


Esse é o livrinho com músicas + atividades + jogos para o computador. Acredita?  Normalmente compramos para as nossas crianças para irem aprendendo as canções e se divertirem também, claro! Você pode sugerir aos pais para comprarem ou recolher o valor e comprar de uma vez. É o que agente faz em nossa igreja! Para saber + detalhes e comprar o CD, clique aqui!


Alguns dos visuais que enchem os olhos das crianças e os nossos!  Em cada história, eles sugerem o momento de usar cada visual. Isso é muito bom  também para professores iniciantes!



 

          


Esse material é completo ou não é?  Nesse ano vamos junto com Moisés atravessar o mar vermelho e conhecer o Grande Deus que é nosso Amigo!
Se você é pai ou mãe e está procurando um material para devocional com seus filhos, com certeza eu também indico esse material. Se tivesse meus filhos, eu usaria esse material com eles, caso minha igreja não estivesse usando. Fica a dica ;)

Gostaram? O que vocês estão planejando para esse ano com suas crianças? Me digam nos comentários, ficarei feliz em saber e em trocarmos idéias!

Um grande beijo,

Tamara : )

5 comentários:

  1. Oi Ta, td bem? Você recomenda esse como devocional para casa, mesmo que seja o mesmo material da igreja? Pois iriam se repetir as histórias e atividades né? Ontem estava vendo sobre o Pão Diário Kids, você conhece? Também peguei aquele material que você postou que também vem com um jogo e depois eles mandam mais leituras quando acabar... Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei o Pão Diário Kids pro meu filho. É muito legal! Super indico!

      Excluir
  2. Oi Aline, tudo bem e vocês? Como vamos usar com as crianças, sugiro que você use outro tema com eles para não ficar repetitivo mesmo. Mas, você já adquiriu o matéria da SBB, né? Legal! Eles vão amar! Normalmente já dá até o meio do ano e como eles também te mandaram o joguinho que também é devocional, você pode usá-lo depois se quiser. Eles mandam outros sim conforme você for terminando. Eu não conheço ainda o Pão Diário Kids, mas deve ser muito bom também porque o material para adultos é excelente. A minha dúvida se é para crianças pré adolescentes ou adolescentes, porque não sei se tem atividades para fazer, o que incentiva totalmente as crianças. Bom, mas vamos conversando, qualquer coisa me fala ta? Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara!
      No Pão Diário kids tem atividades para fazer sim. E o ideal é q a criança já esteja alfabetizada.

      Excluir
    2. Obrigada Ariane, por nos informar! Como eu ainda não vi pessoalmente, eu não tinha certeza. Vou comprar um para mostrar mais detalhes aqui no blog. Beijos

      Excluir