segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Bíblia em Ação também é diversão! Gincana com Judá e José!

Bíblia em Ação também é diversão! Esse foi o bordão usado sempre que era a hora das brincadeiras. O Acampadentro Bíblia em Ação foi pura diversão!
Hoje quero compartilhar com vocês a gincana e as brincadeiras que fizemos com as crianças no Acampadentro Bíblia em Ação 2014. As brincadeiras aconteceram em horários específicos. No próximo post eu trago o Cronograma completo!!!
Eu vou separar as brincadeiras pelos dias do Acampadentro, assim também ficará mais fácil para conferir o Cronograma quando eu publicar, ok?

DICAS:
Para as Brincadeiras com Bexigas: Separe uma cor de bexiga para cada grupo, como por exemplo para um vermelho e para o outro laranja. Assim, fica mais fácil avaliar quando o grupo vence uma brincadeira, porque você consegue distinguir a bexiga que sobrou.

Brincadeira Extra: Tenha sempre pelo menos 1 Brincadeira Extra para caso, sobre tempo durante a tempo da gincana ou para caso, uma das brincadeiras não seja realizada.

☆ SEXTA-FEIRA 

Para iniciar a gincana, dividimos as crianças em 2 grupos e demos o nome de dois filhos de Jacó. Um grupo se chamou Judá e outro José. 

   ☆ Encontre o seu grupo - Para separarmos as crianças fizemos uma Dinâmica:

Cada criança retirou um papel com o nome de um animal. (Nós já havíamos separado anteriormente o grupo, para que os grupos fossem proporcionais em idade e meninos e meninas.

Fizemos dois pacotinhos com os papeis para cada grupo e chamamos as crianças pelo nome para retirarem. Como já sabíamos quem iria para cada grupo, permitíamos que a criança retirasse o papel do seu grupo correspondente. Dentro de cada pacotinho havia 3 nomes de animais diferentes, embora todos desse pacotinho fossem do mesmo grupo. Deu para entender?

As crianças receberam essas instruções: Quando Deus mandou Noé construir a arca, Ele disse que depois de pronta e no momento certo, Ele mandaria os animais. Faça o som do animal que você tirou no papel e procure outras crianças que estejam fazendo o mesmo som que você. Os tios responsáveis pelos grupos também participaram da dinâmica.


Time Judá:  Tio 1 – Som do elefante -  Tio 2 – Som da arara  - Tio 3 – Som do galo
Time José : Tio 1 – Som de macaco  -  Tio 2 – Som do porco - Tio 3-  Som do leão

Após as crianças encontrarem as outras crianças que faziam o mesmo som do animal correspondentes, os grupos foram anunciados e assim formados.

      ☆ Grito de Guerra - Formar o grito de guerra do grupo  e apresentar -  tempo para preparo: 40 minutos (vale 100 pontos)


 SÁBADO 


   ☆ Bagunça dos sapatos (20 pontos) - As crianças devem tirar o seu par de sapatos e colocá-los  no meio da sala. Após o sinal do apito todas devem ir até os sapatos, calçá-los e voltar para o lugar onde está grupo. O grupo que estiver com todos os participantes calçados primeiro, vence.
   
 ☆ Bexiga vai e vem na fila (25 pontos) - Cada grupo deve fazer uma fila, do menor para o maior. Todos devem ficar com as pernas abertas para que a bexiga passe por baixo. A bexiga deve sempre começar a ser passada pelo primeiro da fila por cima até chegar ao último da fila. Quando chegar na última criança, ela deve passar a bexiga por baixo até chegar a primeira criança novamente, no inicio da fila. Quando a bexiga chegar no inicio da fila, a primeira criança entrega a bexiga para a criança que está atrás dela e ela deve correr para o final da fila e a brincadeira começa novamente, até todas as crianças da fila terem sido a primeira da sua fila e depois voltar para trás da fila. Vence o grupo que voltar a fila original do inicio da brincadeira, isso é, a primeira criança que estava na fila, voltar a ser a sua posição.



    ☆ Bexiga no pé (25 pontos) - Amarre com barbante no tornozelo de cada criança uma bexiga  cheia. As crianças devem estourar com o pé a bexiga do outro grupo. Vence o grupo que estiver com menos bexigas estouradas ou a que sobrar sem estourar.
   
  ☆  Nó humano (30 pontos) - As crianças devem fazer um círculo e dar as mãos. Coloque uma música e todos devem dançar e sair dos seus lugares. (Especifique o espaço) Quando a música parar as crianças devem dar as mãos novamente na posição em que estão sem sair do lugar. Agora sim, o nó humano está formado. Elas devem desenrolar o nó humano sem soltarem as mãos. O grupo que formar um círculo novamente, vence.



  ☆ Brincadeira extra: Ovo na colher (50 pontos) - Pode ser com o ovo cru ou cozido. Escolha uma quantidade de crianças de cada grupo e faça um caminho que elas tenham que percorrer com o ovo na colher. Pode ser segurando a colher na mão ou ainda mais difícil, com ele na boca. O grupo que percorrer todo o caminho primeiro, vence.

  ☆  Colocar roupa e acessórios em 5 minutos - (2 pontos para cada peça) - Essa brincadeira só deve ser feita com crianças bem maiores, acima de 13 anos e observe para que a temperatura não esteja quente, quero dizer muito calor! Cada grupo deve escolher um integrante. Ao som do apito todos os participantes devem correr aos quartos para pegar peças de roupas e acessórios e vestir a criança escolhida de cada grupo. Uma roupa em cima da outra. Após os 5 minutos conte as peças de roupa conforme for tirando da criança. Vence quem estiver com mais roupas.

   ☆  Sentar na bexiga (25 pontos) - Cada grupo deve fazer uma fila. Ao som do apito, uma criança por vez segundo a ordem na fila, deve correr com a bexiga cheia até o local sugerido e sentar na bexiga até estourar. Sugestão: Utilize colchão para as crianças sentarem em cima e não se machucarem. Vence o grupo que estiver estourado todas as bexigas primeiro.


  ☆  Corrida de saco (25 pontos) -  Você pode usar saco de estopa ou de farinha (muitas padarias dão gratuitamente se você pedir). Escolha um participante de cada grupo. Crie um caminho com um obstáculo (pode ser um professor) para as crianças darem a volta nele. Vence quem chegar primeiro.


   ☆ Brincadeira Extra: Dança da laranja (35 pontos) - Pode ser feito com laranja ou limão. As crianças devem ficar em duplas. Cada dupla deve colocar a laranja entre a testa deles e começarem a dançar quando a musica começar. Vence a última dupla que não deixar a laranja cair. Não vale tocar na laranja.
   
☆  Versículo de Costas  - Versículo 2ª Timóteo 3:16  (nosso versículo chave). Utilize o versículo chave do Acampadentro. Divida o versículo em partes pela quantidade de participantes de cada grupo. Misture as crianças do mesmo grupo. Cada grupo deve escolher um participante para colocar o versículo em ordem. Quem terminar primeiro vence.

☆  Batalha Bíblica - Cada grupo deve escolher o participante que saiba mais versículos. Entregue uma espada de plástico as duas crianças. Enquanto lutam com a espada, elas precisam citar um versículo por vez, incluído o endereço ou também chamamos de referência bíblica. Elas devem ir alternando até que uma das crianças não consiga mais citar o próximo versículo. Para que a criança do outro grupo vença, ela tem que citar um versículo a mais que a outra. Tanto o tema do nosso Acampadentro como essa brincadeira, eu peguei a sugestão no blog plenitudeteen, lá você encontra muitas sugestões legais! Dá uma passada por lá!



   ☆ Caça ao Tesouro no escuro! Isso mesmo que você leu,  no escuro! Por experiência própria, essa foi a brincadeira que as crianças mais gostaram. Depois foi a da torta na cara. Eu peguei essa idéia no blog: Discipulando Jovens e Adolescentes. Lá tem muito material bom que dá até para usar com juniores. Dá uma passada por lá e confira. 
Todos os grupos passaram pelos mesmos lugares, mas com caminhos diferentes para um não encontrar a pista do outro. E em cada lugar colamos as pistas afastadas uma da outra. Para todos as pistas usamos um versículo bíblico que se referia ao local da pista. As crianças tiveram que pensar muitoooo e acredite os menores adivinhavam mais rápido que os maiores e olha que algumas eram bem difíceis!
Aí vai parte das dicas do blog Discipulando Jovens e Adolescentes do Eduardo e da Michele!

Deixe bem claro o regulamento. Ele deve ser bem detalhado e só pode ser dado no início da tarefa (nada de dar informações durante a execução , pois vc corre o risco de favorecer alguma equipe)

1. Escolha os locais de esconderijo de pistas.
Você deve durante o dia analisar e marcar lugares onde as pistas podem ser escondidas.É importante que você tenha lugar para fazer caminhos diferentes para cada equipe (assim você não corre o risco de uma equipe pegar a pista da outra) .
A pista pode levar a  uma placa de um carro estacionado no acampamento , no tronco de uma arvore , em um arbusto perto da piscina , enfim... Lembre-se de que vc deve sempre prezar pela segurança .Nada de colocar pistas no telhado , em locais de mata fechada ... É bom sempre deixar bem claro durante a explicação do regulamento que nunca ,em hipótese alguma ,haverá uma pista em locais como esses .Pode acreditar , tem gente que pensa em procurar em lugares assim ! kkkk

- Você pode criar um mapa do local do acampamento e marcar nele o local das pistas e em cada local que a equipe chegar ela deve por exemplo pegar uma bandeira , uma ficha , ou até mesmo um pedaço de um enigma que pode ter haver com o tema do acampamento .

 - Você pode deixar uma das pistas com um dos equipantes do acampamento na entrada da chácara ou em um outro lugar específico.

2. Como serão as pistas
- Você pode ser direto colocando apenas o nome do local .Ex: Campo de futebol / Quadra / Portão de entrada .
- Você pode utilizar de charadas . Ex: Você só pode entrar aqui se passar por mim ...
R: Portão de entrada
- Você pode utilizar de versiculos bíblicos que remetam a locais do acampamento .Você entrega as referências e eles terão que achar , ler e decifrar sobre qual lugar se refere. Ex: "... dá-me de beber  um pouco da água do teu cântaro." Gen 24:17  R: Bebedouro . 


 DOMINGO 

   ☆ Descubra quem eu sou! (50 pontos para cada acerto) - Cada tia e tio do Acampadentro se vestiu de um personagem bíblico. Após a apresentação, o grupo tinha que adivinhar. Caso não soubesse, a oportunidade era passada para o outro grupo. Eu fiz uma postarem só para falar dessa brincadeira, se você não viu, clique aqui!


   ☆ Encher a bexiga até estourar (20 pontos) - Cada grupo deve escolher alguns participantes. As crianças devem encher a bexiga até estourar. O grupo que conseguir estourar todas as bexigas primeiro vence. Perde a brincadeira quem estourar a bexiga com os dedos ou unhas.

   ☆ Cabo de guerra (50 pontos) - Utilize uma corda para essa brincadeira. Cada grupo deve escolher uma certa quantidade de participantes ou se a corda for grande, todos os participantes poderão participar. Como sempre, deixe os menores na frente da fila, para que se todos caírem , não caiam em cima deles. Os dois grupos devem puxar a corda ao mesmo tempo para o seu lado. Quem conseguir puxar mais a corda para o seu lado vence. Você pode marcar o meio no chão para ter uma idéia do grupo que foi mais forte.


   ☆ Torta na cara (10 pontos para cada acerto) - Todos podem participar. tenha pelo menos 2 pratos com torta para cada criança. Ao apitar, as crianças devem correr e tocar em sua mão. Quem tocar primeiro tem o direito de responder. Faça perguntas sobre todo o Acampadentro. É uma brincadeira muito divertida! Vence o grupo que responder mais perguntas, pois cada uma vale 10 pontos.

Não disse que foi intenso, mas gratificante! Nos divertimos muito! Hahahaha

Gostaram? Não deixe e comentar! Ficarei feliz em receber seu comentário!

Tamara : )

2 comentários:

  1. A paz Tamara, parabéns por esse belíssimo trabalho, me inspirou a fazer um acampadentro tbm, mas como minha igreja não tem toda essa estrutura, vou fazer em um dia, escolhi algumas das atividades e histórias bíblicas, que o Senhor te abençoe a cada dia mais e mais!!! Parabéns pela criatividade e tbm por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi +Edilange Araujo,

      Obrigada! :) Fico feliz em saber que você fará uma Acampadentro com os pequenos. Que bom que o blog te ajudou! Esse é o meu objetivo! Obrigada por suas palavras. Que o Senhor te abençoe e continue te dando sabedoria com as crianças! Depois me escreve dizendo como foi. Sempre podemos trocar idéias e sugestões, não é?
      Um grande beijo,

      Tamara : )

      Excluir