terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Acampadentro Bíblia em Ação: Brincadeira - Quem sou eu?

A partir de hoje, vamos entrar na parte das brincadeiras do Acampadentro Bíblia em Ação. No domingo, depois da história de Jesus, as crianças se dividiram em times novamente e aí, a brincadeira Quem sou eu, começou. Cada professor, escolheu um personagem bíblico e se caracterizou. Cada um se apresentou dando informações sobre em que época viveu, quem foi seus parentes e amigos e sua profissão ou ministério. Vamos brincar? Você terá que tentar descobrir, assim como as crianças: Quem sou eu? A resposta estará no fim da postagem então, não seja curiosa ou curioso e teste seus conhecimentos bíblicos ;)

Personagem 1:
Eu sou um um sacerdote do templo.  Tenho uma idade já mais avançada, sou casado e não tenho filhos. Como de costume, certo dia fui cumprir o meu turno como sacerdote do templo, mas nesse dia algo especial aconteceu. Um anjo do Senhor apareceu e conversou comigo. Acredita? Quase tive um treco, mas ouvi tudo o que ele me disse. Já sabe quem sou eu? Vou te ajudar então, mais um pouco.


O anjo Gabriel me disse que eu e minha esposa teremos um filho, mas eu não acreditei muito, e sabe o que me aconteceu? Eu fiquei mudo! Não pelo que o anjo me disse, mas porque não acreditei.
Quando meu filho nasceu, os meus parentes queriam dar o meu nome para ele, mas eu usei essa tabuinha (tudo bem que a minha na foto, ela está + moderna) para escrever qual seria o nome do meu filho. Logo depois que escrevi, minha língua desenrolou e voltei a falar! E aí sabe quem sou eu?


Personagem 2:
Eu sou uma mulher já com uma certa idade. Sou casada e ainda não tenho filhos, mas você pode perceber que estou esperando um bebê. O meu primeiro filho. Ele é muito especial para mim, porque Deus ouviu nossas orações e mesmo já mais velha Ele me deu esse presente! Quando estava já com esse barrigão recebi uma visita muito especial. Minha prima Maria que também estava grávida veio me visitar. E você não acredita! Ao ouvir a voz de minha prima, meu bebê se mexeu tanto na minha barriga, que uma alegria inexplicável tomou conta do meu ser. Naquele dia eu fui cheia do Espírito Santo. Quem sou eu? Não sabe? Então vamos a mais uma dica!

Esse é meu esposo e como vocês podem ver, ele não fala, só escreve na tabuinha tudo o que deseja me contar. Estamos muito alegres com a chegada do nosso filho, pois o anjo Gabriel foi quem avisou ao meu marido que o Senhor nos daria esse presente. O nome do meu filho será João. Ele é primo de Jesus, o nosso Salvador. Quem sou eu?





Personagem 3:
Eu sou casado e trabalho como pescador. Na verdade trabalhava, até o dia em que Jesus se aproximou de mim e me convidou para ser pescador de homens. Eu achei incrível o convite dele, e só de ouvi-lo eu percebi que precisava aprender com Ele sobre o Reino de Deus. Eu sou, digamos assim, uma pessoa um pouco impulsiva. Se você já leu os Evangelhos, saberá quem eu sou com mais facilidade. No dia em que Jesus foi levado preso, eu perdi a cabeça e acabei cortando a orelha do servo do sacerdote,  o seu nome era Malco. Eu usei essa espada aí que está na foto. Quem tirou essa foto, cara? Eu não queria fazer isso, mas o sangue me subiu. Eu pensei: "Como assim levar o meu Senhor Jesus?" Mas, Jesus novamente me ensinou que Ele tinha vindo para aquela hora, havia um propósito em tudo aquilo e, logo em seguida Ele colou a orelha do cara. Acredita? Já sabe quem sou eu?
Eu também fiquei com medo de tudo o que estava acontecendo e quando Jesus foi levado eu sai correndo e me escondi. Fui acompanhando o que estava acontecendo com Jesus de longe, mas algumas pessoas me reconheceram, até mesmo pelo o que eu tinha feito com o cara da orelha e sabe o que aconteceu comigo? Eu neguei Jesus. Três vezes! Jesus já tinha me dito que isso iria acontecer, mas eu achei que isso era impossível. Como eu me arrependi! Chorei pra caramba! Depois que isso aconteceu, eu decidi ser um seguidor de Jesus com toda a minha alma e o meu coração. Eu fui um discípulo de Jesus, aprendi muito com Ele e quando Ele ressuscitou, eu tive a maior alegria de vê-lo com os meus próprios olhos. Ah! Você não vai encontrar mais fotos minhas porque eu sai correndo, lembra?Você já sabe quem sou eu?

Personagem 4:
Eu sou um discípulo de Jesus. Tive o privilégio de conhecê-lo e andar com Ele. Eu aprendi muitas coisas, vi muitos milagres e muitas pessoas serem libertas de demônios. Ouvi Jesus por 3 anos e foi um grande privilégio! Você já sabem quem sou eu?

Quando Jesus ressuscitou eu não fui um dos primeiros discípulos a saber. E quando me contaram eu não acreditei! Somente quando o Senhor apareceu e eu tive a oportunidade de tocá-lo então, eu realmente acreditei! Você já sabem quem sou eu?

Personagem 5:
Eu sou casada. Meu esposo não está aqui nesse momento porque saiu com nosso grande amigo Paulo. Nós somos fazedores de tendas. 

Na verdade essa e uma atividade que precisamos fazer por algum tempo para termos recursos financeiros. Com a perseguição ao cristãos em nossa época, tivemos o privilégio de viajar com nosso amigo Paulo e conhecer alguns irmãos pessoalmente. Você já sabem quem sou eu? Vou dar + dicas, então!

Eu vou trabalhando e conto para vocês mais um pouco quem sou eu.
Paulo sempre que está conosco, também aproveita para nos ensinar sobre o Reino dos Céus. Eu estou falando do apóstolo Paulo, isso, o que caiu do cavalo porque estava perseguindo os cristãos. Na verdade o nome dele era Saulo, e depois dessa experiência que Ele teve com o Senhor, o seu nome passou a ser Paulo. Foi ele mesmo que nos contou isso. O meu marido. Ah! Esqueci de dizer o nome dele, não é? Ele se chama Áquila. Ele logo estará de volta com Paulo.

Quem sou eu?

Personagem 6:
Eu sou uma mulher e estou muito preocupada. A minha história é contada por Jesus através de uma parábola. Na verdade eu tenho mais nove amigas. Fomos convidadas para um casamento que acontecerá logo. Fomos avisadas que o noivo logo passará aqui e assim, poderemos acompanhá-lo para participar deste grande dia. Eu estou indo comprar mais óleo para a minha candeia. Você já sabe quem sou eu?

Como esse dia é especial não quero perder por nada. Eu e mais 4 amigas estamos nos preparando para que as nossas candeias não se apaguem. Mas, as nossas outras 5 amigas não estão tão preocupadas assim. Depois de já estarmos com nossas candeias reabastecidas e com óleo extra, ficamos aguardando o noivo passar, mas ele demorou um pouco e pegamos no sono. De repente, ouvimos alguém avisar: "O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo". As nossas amigas que não se prepararam e não tinham óleo suficiente para as suas candeias tiveram que sair correndo para tentar encontrar, mas foi tarde. Nós fomos para o grande banquete com o noivo e elas não. Elas não conseguiram entrar depois. Sabe, elas tiveram tempo para se prepararem para esse dia e não quiseram. Triste não?

E você como está se preparando para o Grande Dia quando o Senhor voltará? Como está a sua candeia? A sua vida e os seus frutos? Jesus diz que Ele vem, mas não sabemos quando. Será de repente e só irá com Ele, quem estiver pronto e preparado. Quem viveu aqui na terra se preparando e se santificando para esse Grande Dia!

Quem sou eu?

Eu também participei, mas como já falei do meu personagem nos outros posts e vocês já confeririam algumas fotos, então não coloquei aqui. Mas, para quem não sabe e este está vendo somente este post, vamos a minha pequena apresentação: Eu fui Marta, irmã de Maria e Lázaro. E como foi eu mesma quem contou toda a história de Jesus, eu disse às crianças que iria contar a história do meu grande amigo. Se você não viu as outras postagens, eu vou deixar aqui no final. Não deixe de conferir e se emocionar juntamente conosco : )

Gostou da brincadeira? Conseguiu acertar cada personagem? Vamos as respostas?

Personagem 1 - Zacarias (representado pelo tio Felipe) - Confira em Lucas 1:5-80

Personagem 2 - Isabel (representada pela tia Pamela) - Confira em Lucas 1:5-80

Personagem 3 - Simão Pedro (representado pelo tio Agostinho) - Confira em todos os Evangelhos, mas as histórias citadas, você pode conferir em  Marcos, capítulo 14. Lucas, capítulo 22 e João, capítulo 18.

Personagem 4 - Tomé (representado pelo tio Mauro) - Confira nos Evangelhos, mas essa história citada, você pode conferir em João, capítulo 20.

Personagem 5 - Priscila (representada pela tia Priscila) - Confira em Atos, capítulo 18. Mas, leia todo esse livro você irá se aventurar em uma história real que prendará a sua atenção até o fim. Você será encorajado a pregar o Evangelho com sua vida e também a agradecer a Deus que em nosso país não sofremos perseguição religiosa como Paulo sofreu e tantos irmão sofrem até hoje. Você compreenderá de forma clara o que é missões e entenderá que a igreja existe para pregar o evangelho e fazer missões onde está, orando e contribuindo com os que vão.

Personagem 6 - 1 das dez virgens, sendo 1 das 5 virgens prudentes (representada pela tia Andréa) - Confira essa história em Mateus, capítulo 25.

Esses são alguns dos professores e tios que sempre se disponibilizam a dar aula e investir nas nossas crianças. Há outros professores que estavam em outras atividades no acampadentro. Agradeço ao Senhor pela vida de cada um deles e pela disposição em servir. Só foi possível realizar esse acampadentro porque somos uma equipe, um grupo de irmãos dispostos a investir nosso tempo com os pequenos. Meu coração está alegre e grato a Deus pela vida de cada um de vocês!

Espero que tenham gostado dessa postarem. Você pode brincar com as crianças se caracterizando ou não. Também vale brincar de mímica, com o tema: histórias bíblicas. Brincamos sempre de mímica, quando sobra algum tempo da aula, pois trabalhamos o conhecimento bíblico com as crianças,  a socialização (crianças que não interagem com outras crianças, seja nas brincadeiras, esportes ou qualquer outra atividade, podem ter + dificuldades para se relacionar na idade adulta) quando é feitas, a timidez e também a criatividade. Isso posso comprovar através das nossas próprias crianças : )

Confira as últimas postagens do Acampadentro Bíblia em Ação 2014

Acampadentro Bíblia em Ação - Vídeo - Porque Jesus precisou vir? Clique aqui
Acampadentro  Bíblia em Ação - Vídeo do Cenário - A arca de Noé:  Clique aqui 
Acampadentro Bíblia em Ação 2014 - Jesus ressuscitou! Vem conferir dentro do túmulo! http://goo.gl/V0RXoC
 Acampadentro Bíblia em Ação 2014 - A crucificação de Jesus:  http://goo.gl/B8iMwk
Acampadentro Bíblia em Ação 2014 - O primeiro milagre de Jesus: transformar a água em vinho!: goo.gl/vPbrZZ
Acampadentro Bíblia em Ação 2014 - O nascimento de Jesus! Vem ver o Presépio!: http://goo.gl/p2DWAC
Acampadentro Bíblia em Ação 2014 - Jonas e o grande peixe: goo.gl/eETwWv
Acampadentro Bíblia em Ação 2014 - Vídeo do Cenário A Arca de Noé: goo.gl/mHqdfC
Acampadentro Bíblia em Ação 2014 - Porque Jesus precisou vir? goo.gl/KUpfZq
Acampadentro Bíblia em Ação 2014Daniel na cova dos leões: http://goo.gl/VHyXD1
Acampadentro Bíblia em Ação 2014:  http://goo.gl/XeGSLD

Um grande beijo,

Tamara : )

Nenhum comentário:

Postar um comentário