quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia da Mentira! Vamos brincar?




Nem de 
Brincadeira! 







Olá gente querida!

Ontem, dia 1 de Abril foi comemorado o dia da mentira! Quem já não foi pego nessa brincadeira ou até mesmo brincou, não é? É divertido e engraçado, ainda mais para quem conseguiu pegar alguém, mas e por de trás disso?

- O que? O Dia da mentira? Uhm! Mas é só uma brincadeira!
- Sim eu sei, mas há coisas que Nem de Brincadeira...(Alguns assuntos terão essa expressão aqui no Blog!)

Jesus disse que devemos ser como a criança para entrarmos no reino dos céus, não é? Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: "Eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. (Mateus 18:2)

Isso quer dizer que devemos ter a simplicidade delas e a verdade delas! Não é toa que uma criança não consegue ser uma “grande mentirosa”, pois não aprendeu ainda como nós a ser tão real e um verdadeiro artista! Você pode estar achando graça agora mesmo por lembrar de algo que conseguiu enganar, omitir ou mentir de forma extraordinária, mas para Deus não existe boas mentiras e más mentiras, mentiras justificáveis ou até mesmo tem quem o diga “mentiras para não tirar a pureza de alguém.” Para Deus e Sua Palavra mentira é mentira!

E ainda meu caro ou minha cara, tem alguém que já ganhou por ser o “cara” nesse assunto e dono desse adjetivo: o Diabo - Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44).
A mentira nunca é saudável e divertida, mesmo que seja uma brincadeira. Brinque com uma criança e depois diga que é mentira, e logo em seguida ela irá fazer o mesmo e dizer que é brincadeira. Olha lá se depois quando precisar “escapar” de algo, se não usará a mesma justificativa! Do mesmo modo que nosso coração é mal, somos muitos inteligentes e rápidos nas justificativas quando precisamos e os pequenos nesse requisito não são diferentes.

Como nosso coração é mal e tem uma facilidade incrível de se corromper, isso mesmo de procurar a maldade, de ser egoísta, mentiroso e etc...facilmente se justifica dizendo: “Mas, não estou prejudicando ninguém, só a mim mesmo!”, a própria Bíblia diz isso - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?(Jeremias 17:9)
Não existe mentira que prejudique a nós mesmos e a mais ninguém! Já ouviu o ditado que o “o uso do cachimbo entorta a boca”, a Bíblia diz: “um abismo chama outro abismo...” (Salmo 42:7), isso significa quando mais eu minto, mais vou mentir, porque é legal, engraçado ou não quero ter que brigar ou me justificar!

Na minha infância cansei de ouvir histórias de alguém que mentia muito e depois dizia que era brincadeira e quando realmente falou a verdade ninguém acreditou! Você se lembra de ter ouvido uma história assim? Mas, ai você me diz: “Nossa! É só uma brincadeira!” A história que acabei de citar era só uma brincadeira, lembra? E depois ninguém acreditou mais naquela pessoa!
Há outro ditado que realmente é verdade e diz: “A prática leva a perfeição”, há tantos mentirosos “bons” que até eles mesmo acreditam na própria mentira que falam e vivem como se fosse verdade!
Para uma criança, basta uma “simples” brincadeira, para despertá-la e incentivá-la a praticar o que o pai da mentira deseja que ela faça.

Se seu filho brincou assim, sobrinho, neto ou qualquer criança que você tem oportunidade de conversar e passar os princípios do céu, não brigue e seja repressivo, pois lembre-se que certamente você também já fez isso alguma vez ou de forma parecida. Se isso já aconteceu como você, como gostaria de ter aprendido que isso não agrada a Deus e as pessoas que estão a sua volta?

Acima de tudo, demonstre amor e paciência. Deseje ganhar o coração da criança  e assim mostre que por mais que essa brincadeira seja legal e tenha dado certo, Satanás está por trás disso e quer realmente que achemos que isso é só uma brincadeira! Seu filho também pode citar que alguém brincou assim e não ele, o que pode ser verdade ou pode ser mentira e por ter medo sabendo que você não aprova, ele só cite. Deus sempre nos dá oportunidades de aprender e ensinar usando as situações do dia a dia. Ele ensinava através das parábolas, você se lembra? (Veja nos Evangelhos.)

A mentira sempre, isso mesmo sempre nos prejudica independente do seu tamanho, como alguns gostam de classificá-la. porque quando mentimos, nós pecamos, a Bíblia chama a mentira de pecado, (veja alguns versículos abaixo) além de entristecermos o Espírito Santo de Deus, Ele mesmo não pode falar conosco, simplesmente porque Ele é Santo e usar as nossas vidas, abençoar e ouvir nossas orações.

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Efésios 4:25
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Colossenses 3:9-10

Mas como diz nosso grande amigo Paulo: “...graças a Deus por Jesus Cristo...”, isso mesmo porque da mesma forma que o pecado nos afasta de Deus, Jesus Cristo nos dá de volta esse relacionamento através do seu sangue na Cruz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados, e nos purificar de toda injustiça.” João 1:9

Está ai, é só pedir perdão a Deus e à quem mentimos e continuar a nossa caminhada! A graça de Deus nos permite isso! Agora, não se esqueça, mesmo você ensinando isso a seu filho e conversando com ele, disciplinando quando necessário, não espere que ele não vá fazer mais, porque você se lembra? Nosso coração é corrupto e quando menos esperamos, lá se foi ele de novo e ai entramos no passo de confissão e perdão novamente. O Senhor permite que seja assim, para que também perdoemos da mesma forma como Ele nos perdoa!

Ufa! Fui mais extensa hoje, porque não tem como falar sobre esse assunto, sendo que é a primeira vez que falo aqui no blog, sem olharmos de forma tão clara, como a própria Bíblia é!

Depois quero sugerir como aplicar a disciplina quando estamos falando de mentira, porque mentira quebra a confiança. Eu aprendi assim e acho bem eficaz. Disciplina em dobro! Não é bater em dobro, brigar em dobro, gritar em dobro, é disciplinar em dobro e como já se torna um outro tema, fica para o próximo assunto. Se você quer saber + sobre Disciplina em dobro, deixe nos comentários abaixo que eu separo um tempo para compartilhar isso com vocês!

Espero que tenha ajudado vocês!

Um grande abraço,


Tamara : )

3 comentários:

  1. Ola Tamara, obrigada pelo seu texto, muito encorajador.
    Eu trabalho no ministerio infantil da minha igreja e conheco uma crianca que mente muito, mas a mae dele tb mente, eu mesma com amor ja confrontei mentiras dele, e ele na hora percebe que esta errado, mas tem sempre justificativas, sempre tem algo para se defender e se colocar como vitima. e nao reconhecer que estava errado. Como lidar com uma crianca e com pais assim? Abraço. Que Deus continue te usando. Seu blog é uma bencao. Sempre acompanho.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada por escrever e compartilhar!

    Não é a toa que a própria Bíblia diz "Tal mãe, tal filha..." (Ezequiel 16:44).

    Penso que em 1° lugar é bom observar, se essa mãe e essa criança são cristãs? Proferiram já sua fé em Cristo Jesus? Se não são e estão chegando e conhecendo, então ainda é um hábito do velho homem que ela reconhecerá quando realmente entregar sua vida a Cristo. Quanto a conversão da criança, isso também depende da idade, mas quanto ao exemplo, ela infelizmente já tem: a mentira!

    2° Se a mãe já é uma cristã e está caminhando, pode realmente ser um hábito do velho que homem que precisa ser abandonado. Mas infelizmente tem sido + comum encontrar cristãos, que se converteram e entregaram sua vida a Cristo, mas não abandonaram suas práticas de pecado. Não estou dizendo que ela ou ninguém mais irá pecar, o cristão peca e continuará pecando até que Jesus venha ou Ele nos leve. Consequência da queda do homem. Paulo mesmo diz isso: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem." Romanos 7:18

    Infelizmente muitos cristãos não conhecem + a Palavra, não desfrutam e não tem prazer nela, o que para mim pode realmente ser um cristão que não aprendeu e não ganhou o prazer ainda pela leitura ou realmente foi um "cristão" se convenceu que precisa de Deus e não teve uma conversão literalmente, mudança de mente!
    Voltando a essa mãe, como você mesmo disse, ela já foi confrontada em amor pelas mentiras. Creio que nesse caso, independente se as mentiras são relevantes só a vida dela ou já tem colocado outras pessoas envolvidas, você pode falar com ela juntamente com uma testemunha. Uma testemunha que presencie a mentira dela, quanto a sua conversa com ela. Isso é bíblico e o objetivo é ganhar o irmão e não perde-lo. Dê uma olhada nesses versículos:

    Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Gálatas 6:1

    Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza. I Timóteo 5:1

    Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,
    disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. II Timóteo 2:24 26

    Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
    Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
    E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. Mateus 18:15

    Se você já falou com ela em amor e mesmo assim ela não reconheceu, Ore novamente, peça sabedoria a Deus e oportunidade. Peça que Ele quebrante o coração dela e lhe dê oportunidade de você traze-la a sensatez. Quando falar com ela, use a Palavra e mostre um versículo que confronte o seu pecado. O objetivo de ganhar a pessoa é tão grande que Paulo compara os irmãos com os nossos familiares em I Tim., porque quando amamos fazemos de tudo para ajudar! Caso mesmo assim, ela não reconheça, use uma testemunha de confiança e não intrigante e fofoqueira e que não seja seu parente. Ore com esse irmão também para que quando vocês forem falar com ela, mais uma vez ela perceba que vocês a querem a ajudar, pois afinal a palavra exortar significa encorajar, cutucar no sentido de trazer a sensatez.
    Estarei orando por vocês!

    Deus os abençoe!

    Tamara : )

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela resposta Tamara.
    Vou continuar orando e esperando no Senhor por uma oportunidade em ser luz na vida dela.
    Deus te abencoe.

    ResponderExcluir