sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sugestão de Atividade para Páscoa em Família

Esta atividade foi dada aos pais da minha igreja e como achei super divertida, resolvi postá-la aqui, porque ainda dá tempo de você fazer hoje com seus filhos ou com as crianças de sua igreja no domingo.

Estou sugerindo uma atividade para que seja feita em família durante os 3 dias de páscoa. Então vamos às atividades:

Sexta-feira: Chame seus filhos e explique que a partir de hoje iniciamos a comemoração da Páscoa. Diga que foi em um dia como hoje que Jesus foi crucificado. Que bateram nEle e zombaram dEle. Diga que os discípulos e os amigos de Jesus ficaram muito tristes com tudo o que aconteceu e não entenderam muito bem o que estava acontecendo, pois afinal Ele não tinha feito nada para ser crucificado.


Se possível, leia novamente esta parte da crucificação e a ressurreição nos 4 evangelhos (Mateus 26-28, Marcos 14-16, Lucas 22-24, João 18-21) antes de conversar com as crianças. Sempre que lemos é uma oportunidade para lembrarmos com detalhes tudo o que o Senhor Jesus Cristo passou para nos salvar. Certamente será um ótimo tempo de quebrantamento e para que você agradeça a Deus pelo Seu amor. Permita também que o Espírito Santo fale ao seu coração.

Ore também antes de falar com seus filhos, peça ao Senhor que fale ao coraçãozinho deles enquanto vocês conversam, e assim, eles sintam o peso do que Jesus fez por nós na cruz. Depois convide as crianças para pintarem e recortarem o desenho e diga que vamos aprender o que cada desenho significa na páscoa (desenho abaixo que achei na internet, caso ache quem publicou, colocarei os créditos).
Após pintarem faça um caça ao tesouro com os desenhos, (esconda sempre os desenhos para cada filho encontrar o seu desenho pintado) e conforme as crianças forem achando o desenho peça para que peguem suas bíblias para que vocês leiam com elas o versículo escrito.
Após encontrarem todos, ajude-os a montar um cartaz (pode ser com cartolina) com os símbolos da páscoa cristã. Conforme eles forem colando, explique o que cada um significa. Após terminarem, você pode expor em algum local de sua casa cada cartaz.
Para finalizar a atividade, ore com as crianças agradecendo a Deus por Seu amor e por Jesus morrer na cruz pelos nossos pecados.


Sábado: Explique que como foi na época de Jesus, hoje os discípulos estavam todos juntos reunidos e tristes pela morte de Jesus e não se falava em outra coisa em Jerusalém a não ser a morte dEle. Diga às crianças que muitas pessoas duvidaram que Jesus é o Filho de Deus, mas quando Ele morreu (ontem) muitos sinais aconteceram (como o véu que havia no templo rasgou ao meio), e assim muitas delas creram que Jesus era o filho de Deus. Diga que amanhã quando acordamos já vai ter passado da hora que Jesus ressuscitou (alguns estudiosos dizem que foi pela 5 da manhã). Então, amanhã teremos uma grande comemoração.

Domingo: Acorde seus filhos já com um belo sorriso dizendo que foi hoje que Jesus ressuscitou e que você está muito alegre! Esteja animado para que as crianças percebam e também fiquem. Se possível separe algumas bexigas para encher com seus filhos ou já as deixe cheias e penduradas como surpresa em algum local de sua casa, para que seus filhos entendam que hoje é um dia de comemoração. Caso você prefira encher com seus filhos diga que vão deixar a casa enfeitada para comemorar a ressurreição de Jesus. Que Ele está vivo e está no vendo e nos ouvindo agorinha. Cante com seus filhos, ore com eles louvando a Deus porque que Jesus está vivo! Faça com que o seu almoço e período da tarde seja bem alegre e festivo. Se você tiver o desenho de Jesus que fala sobre o nascimento e a ressurreição, está é uma ótima oportunidade para assistir em família.
Explique somente hoje aos seus filhos que o diabo realmente achou que havia ganhado de Jesus e que tinha conseguido matá-lo. Mas isso não é verdade. Jesus está vivo e está sentado a direita do Pai (Marcos 14:62).

Esperamos que vocês realmente façam essa atividade com as crianças, pois como será por partes, as crianças terão a oportunidade de assimilar os dias e o tempo que durou desde a morte até a ressurreição de Jesus, além delas receberem de vocês pais, as BOAS NOVAS!

Sabe queridos, o diabo é astuto e sabe que seu tempo está terminando. Ele deseja de todas as formas desanimar vocês quanto ao evangelho, aos mandamentos, princípios e a caminhada cristã, e não somente vocês, mas seus filhos também. A minha oração é que vocês permaneçam firmes e se lembrem que o Senhor os ama e deseja se revelar a vocês em um relacionamento íntimo, pessoal e prazeroso.

De forma geral o nascimento de Jesus é comemorado de forma mais celebrativa do que a Páscoa e desejamos mostrar às crianças que esta celebração é igual, pois como foi importante Jesus vir à terra como homem, importância igual é Ele ter vencido o Diabo na cruz, pois se Ele não tivesse morrido na cruz por nós estaríamos perdido até hoje. Onde você estaria? Estaria vivo? É este valor que eu desejo que nossas crianças tenham quanto a Páscoa e para isso conto com ajuda de vocês.

Caso vocês tenham comprado ovos de páscoa para seus filhos, a minha sugestão é que eles seja entregues em um período em que a atividade sugerida não esteja sendo realizada e que os ovos não sejam utilizados como prêmio do caça ao tesouro, pois o objetivo desta atividade ensinar às crianças qual é o verdadeiro significado da páscoa. Vocês também podem aproveitar a oportunidade e dizer as crianças que o inimigo de Deus, o Diabo não quer que as pessoas saibam a verdade e o verdadeiro significado da Páscoa, por isso, inventou o coelhinho da páscoa e os ovos de páscoa.

Espero que este tempo em família seja muito alegre e que a comemoração da Páscoa seja inesquecível!


No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado.
Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito...Vinde ver onde Ele jazia. Mateus 28:1, 5 e 6.


2 comentários:

  1. Olá Tamara, que o Senhor Jesus continue lhe dando sabedoria e conhecimento. Deus te abençoe. Gostei muito das idéias sobre a Páscoa! Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tamara,
    A Paz de Jesus!
    Muito bom o seu Blog. Gostaria de trocar Links?
    http://www.inteligenciaparaavida.blogspot.com

    Utilizei o material que vc nos passou sobre Abusos - gostaria de aprender mais. Deus a abençoe!

    ResponderExcluir