quarta-feira, 26 de maio de 2010

História: José, o pai de Jesus

Tema da aula: José, o pai de Jesus!
Referência Bíblica: Mateus 1:18-25, 2:13-23; Lucas 2:1-7
Versículo para memorizar: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e
sempre” Hebreus 13:8

Objetivo da aula: mostrar o papel importante que José teve na vida de Jesus, pois ele foi um homem obediente a Deus e confiou nele.

CONHECENDO MELHOR O ASSUNTO:
A Bíblia não é tão abrangente quando se fala a respeito de José, mas conseguimos entender porque Deus o escolheu como pai de Jesus.
Vemos que Ele vem da descendência de Davi (Mt 1:16/ Lc 3:23) e Deus havia um plano para a sua vida; se tornar o pai de Jesus. Vemos também que sua profissão era carpinteiro. Quando Jesus estava pregando em Nazaré, as pessoas que ali O ouviam, fizeram a referência dele como filho do carpinteiro: “Não é este o filho carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, ...” (Mateus 13:55)
Em alguns relatos vemos a obediência dele em aceitar Maria como sua esposa quando o anjo do Senhor aparece para lhe informar que ela conceberia e daria a luz a Jesus. Depois, vem a fuga para o Egito. Mais uma vez o anjo do Senhor aparece a ele, e ele obedece de prontidão. E depois mais uma vez o anjo do Senhor aparece a ele dizendo que já poderia retornar à Israel e ele obedece.
Por José confiar e obedecer a Deus, o plano perfeito de Deus pôde ser cumprido. Que exemplo de fé e confiança!


Introdução da história
Você precisará de pelo menos 5 instrumentos diferentes de trabalho que representem diferentes profissões.

Secador: Cabeleireiro;
Martelo, prego e um pedaço de madeira: carpinteiro;
Estetoscópio: médico;
Bíblia: Pastor;
Avental e panela: cozinheiro;
Chave de fenda: encanador;

Coloque todos esses materiais expostos na mesa e diga que hoje falaremos sobre profissões e inclusive sobre uma que Jesus aprendeu.
Mas, antes vamos olhar na nossa mesa e verificar os instrumentos que temos sobre ela e o que representa cada profissão. Mostre cada instrumento para tirar a curiosidade das crianças. Os nomes que forem mais complicados peça para que repitam. Inicie por uma criança pedindo para que ela escolha um instrumento e nos diga para que profissão ela serve. Permita que todas as crianças participem. Após descobrirem para que serve cada instrumento. Peça para as crianças voltarem aos seus lugares.

Desenvolvimento

Pergunte as crianças se elas sabem qual é a profissão de seus pais e se trouxeram algo que represente o trabalho deles. (Envie uma cartinha pelas crianças na aula anterior a essa explicando o que as crianças aprenderão e que você precisará da ajuda dos papais.)
Permita que a criança pegue o que ela trouxe para mostrar e explicar as demais crianças o que o seu pai faz. Após explicar, a criança deve guardar o que trouxe para que ela não fique se distraindo durante este período. Após todas as crianças falarem, explique que José, o pai de Jesus também tinha uma profissão e que era muito importante também. Pegue o martelo, o prego e a madeira. Mostre que ele utilizava essas ferramentas para fazer cadeiras, mesas, janelas e muito mais coisas. Todas elas ficavam muito bonitas depois de prontas. Ele era um carpinteiro. Jesus também aprendeu a ser um carpinteiro. Agora martele um pouco para mostrar as crianças como se utiliza. Sabe crianças, a Bíblia nos mostra que José foi um homem muito obediente a Deus. Vocês se lembram que o anjo apareceu a ele dizendo que Maria ficaria grávida? Pois é! Ele foi um grande pai para Jesus.


Conclusão
Além de agradecer a Deus por enviar Jesus, vamos agradecer a Deus pelos nossos pais. Assim como Deus deu um pai a Jesus, Ele também deu a vocês, não é? Então vamos um por vez agradecer a Deus? Permita que cada criança agradeça a Deus pela vida de seu pai.

Atividade: Encontrar as ferramentas que José utilizava para trabalhar e pinta-las.

Mostre o desenho em branco e pergunte: Este aqui é José e próximo dele há muitas ferramentas de trabalho. Cite uma por uma. Nós precisamos achar quais são as ferramentas de trabalho dele e pintá-las. Podemos pintar José também. Tia permita que cada criança cite uma ferramenta para que todas participem. Fique atenta! Após as crianças acertarem, mostre o desenho pronto. É bom você sempre ter a atividade pronta e pintada para que as crianças tenham idéia de como ficará a delas.

Atividade retirada do site: http://www.ebdonline.com.br/ e história desenvolvida por http://investindonascriancas.blogspot.com

2 comentários:

  1. muito bom a sua sugestão, modifiquei um pouco mais ficou ótimo. espero que continue a nos ajudar com suas ideas.

    ResponderExcluir
  2. Meus catequizandos vão amar eu modifiquei algumas coisas mas essa ideia é ótima!

    ResponderExcluir