quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Especialistas dão dicas de como identificar vítimas de pedofilia

Pais devem estar atentos ao comportamento da criança e procurar ajuda especializada

O número de casos de pedofilia tem crescido porque as vítimas e seus familiares estão denunciando mais, de acordo a DCAV (Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que prendeu nesta quinta-feira (13) o dono de uma creche suspeito de abusar de cinco crianças. A reportagem do R7 ouviu especialistas sobre como reconhecer possíveis vítimas de pedofilia.

Por meio das investigações, policiais da DCAV conseguiram identificar alguns comportamentos de crianças que já foram vítimas de abusos. Um dos casos ocorreu com uma menina de três anos que, toda vez que era pega no colo por um homem, passava a mão no pênis dele. Os pais acharam estranho e procuraram um psicólogo, que descobriu o abuso. A polícia foi acionada.

A psicanalista e psicóloga jurídica Tamara Brockhausen, especialista em reconhecer crianças que sofreram abuso sexual, pondera que são muitos os sintomas que podem se apresentar, mas nem sempre eles significam que o menor foi violentado de fato. Uma das principais características é a mudança brusca de comportamento.

Entre os sinais, estão dificuldade de contato com pessoas do mesmo sexo do abusador – se foi um homem, a criança pode ter medo de se aproximar de pessoas do sexo masculino –; comportamento regressivo – quando ela volta a fazer xixi na cama ou chupar o dedo, por exemplo -; atitude sexualizada excessiva; medo de sair de casa ou da escola; alterações de apetite; raiva e depressão.

A recomendação para os pais que estão desconfiados é procurar imediatamente a ajuda de um psicólogo especialista no assunto. Também ajuda conversar com outras pessoas que convivem com a criança, como as professoras da escola, que podem identificar mudanças de comportamento.A delegacia recomenda que, assim que descobrirem o caso, os pais procurem imediatamente a polícia e o Conselho Tutelar.

Perfil do pedófilo

De acordo com a DCAV, o perfil dos pedófilos, tanto os que distribuem fotos pela internet, como aqueles que praticam sexo com menores, é o mesmo. Normalmente, são pessoas casadas ou solitárias.

Tamara explica que, ao contrário do que muitos podem pensar, o pedófilo não costumar ter um perfil agressivo. Muito pelo contrário. Ele se apresenta como uma pessoa doce, que dá carinho e atenção, conquistando a confiança do violentado. Muitas são pessoas que trabalham diretamente com crianças.

Falsa alegação

São cada vez mais comuns os casos de falsa alegação de abuso sexual e a incidência é ainda maior após o divórcio, alerta Tamara. Muitas vezes, a mãe tem a ilusão de que o filho está sofrendo abuso por parte do pai e pode acabar, mesmo que sem a intenção, levando a criança a desenvolver tais características.

- Às vezes, a mãe surge com uma ansiedade muito grande em relação à criança e pode, sem querer, acabar alterando a percepção dela. A mãe muito preocupada pode fazer a criança produzir a resposta que ela quer.

3 comentários:

  1. por favor...estou desesperada,meu mundo caiu...sou casada pela segunda vez, e tenho uma filha de 12 anos do meu primeiro casamento..minha gosta de meu atual marido e os dois se dão muito bem, ele faz de tudo por ela.mas a poucos dias,descobri no cel dele uma filmagem de minha filha nua e tomando banho....quase morri, ele nega,mesmo tendo as provas, disse q não sabe como veio parar em seu cel..descobri depois q ele entra em sala de bate papo de menores....tenti conversar com ela e fazer perguntas, sem comentar sobre a gravação, mas aparentemente ela está normal,e não percebi mudanças nela...o que faço.?

    ResponderExcluir
  2. Olá! (para anônimo que escreveu dia 13 de outubro de 2010)

    Obrigada por escrever!

    Sei que é uma situação bem difícil e espero lhe ajudar!
    Creio que a primeira coisa a fazer é conversar novamente com sua filha. Diga a ela que você a ama e confia nela e está preocupada. Diga que não importa o que ela diga, você acreditará nela (vejo que muitas crianças não dizem nada por alguns motivos: os pais são coniventes com o que está acontecendo (que não é o seu caso, pois está procurando ajuda), os pais são negligentes, isso quer dizer sabem que algo está acontecendo mas, não perguntam ou também não sabem porque muitas vezes tem uma vida muito agitada e negligenciam o tempo com os filhos para saber se esta tudo bem (que também não é o seu caso, pois você já procurou sua filha para saber) e a terceira coisa: a crianças não fala com medo da mãe ou do pai não confiar no que ela esta dizendo, achar que é besteira, imaginação, pode ser também devido a mãe ser frágil e ao saber pode entrar em depressão ou o pai ser agressivo e quere bater no abusador ou na criança.
    Sendo assim, sugiro que você a procure para conversar sem que seu marido esteja em casa para que ela tenha confiança para falar. Fale abertamente com ela, é importante que ela sinta confiança em você para falar, independente do que ela diga. Ela precisa ouvir de você que você irá ficar do lado dela. Isso precisa ficar bem claro para ela.
    Sei que é difícil, mas se prepare para ouvir tudo o que você imagina e o que não imagina.
    Depois que ela disser, diga novamente que você a ama e irá resolver isso para que ela sinta segurança.
    Ai, creio que é a oportunidade de você procurar seu marido e com essas informações conversar com ele novamente. Fale com ele com base nas informações que você tem e pergunte se ele deseja ajuda, caso você queira ajudá-lo. Caso ele queira, recomendo que vocês procurem a ajuda de um psicólogo, pastor ou alguém na área emocional para ajudá-los.
    Olha, deixe-me compartilhar com você algo que eu creio e que para muitos é loucura.
    Creio que Jesus veio para restaurar a família, independente do que tenha acontecido. Aos olhos de muitas pessoas isso é impossível, mas para Jesus não é. Ele oferece ajuda para todos que querem, e isso também é para vocês. Sei que é muito difícil e provavelmente a confiança foi quebrada, mas com Jesus ela pode ser restaurada, por isso caso vocês queiram ajuda, ela é possível.
    Peço para que você me escreva novamente, por favor, e estou a disposição para te ajudar!
    Estou orando por você e sua família!
    Um grande abraço,
    Tamara

    ResponderExcluir
  3. Tamara é muito bom saber que existe pessoas como vc que lutam por crianças, para que esse mundo não venha ficar pior do que já está.É muito triste ver o que está acontecendo com nossa crianças que já não tem nem mais o direito de ter liberdade de infância. Beijos ,maryanjos1971@hotmail.com

    ResponderExcluir