sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pedro e João em Jerusalém

Atividade!

História:
Utilize bonecos ou figuras para representar cada personagem da história.

Gestos – ensaiar os gestos que estão indicados na mensagem.

Diga as crianças que Simão Pedro e João obedeceram a Jesus quando Ele mandou os discípulos falarem de Seu amor as pessoas. E eles obedeceram e foram para uma cidade chamada Jerusalém! Ah! Essa é uma ótima história. Quem que saber mais sobre essa história?

Quando Jesus esteve aqui na terra, ensinou muitas coisas. Depois que Ele morreu, antes de voltar para o céu, disse aos discípulos que deveriam falar do amor de Deus para as pessoas de todos os lugares. Quer dizer, que deveriam ser missionários.
Um dia, Pedro e João estavam indo orar no templo, na cidade de Jerusalém. Quando chegaram lá, encontraram um homem que não conseguia andar, porque era aleijado, e ficava na porta do templo pedindo dinheiro, esmolas

Ao ver Pedro e João por perto, o aleijado foi logo pedindo um dinheirinho. Então, Pedro disse ao homem que olhasse para eles. O aleijado olhou, achando que poderia ganhar alguma esmola. Vocês sabem o que é esmola? É quando uma pessoa dá um dinheirinho a alguém pobre por ficou com dó. Pedro falou (tio, leia Atos 3:15) (ajude as crianças a abrirem a bíblia e peça para que apontem para onde está o versículo enquanto você lê).
Vocês sabem o que aconteceu? (tio, aguarde a participação das crianças.) Pedro segurou na mão direita do homem e o ajudou a se levantar. Ele não deu esmolas para aquele homem, mas deu algo melhor.
Pela primeira vez em sua vida o homem começou a andar. Imagina crianças! Ele não conseguia andar e derrepente o homem consegue ficar de pé e andar! Ah! Deve ter sido fantástico! Ele ficou tão feliz, mas tão feliz, que pulava e agradecia a Deus pelo milagre.(ao contar esta parte imite o homem que não conseguia andar e derrepente estava de pé e comece a pular agradecendo a Deus.)
Agora, sim, crianças ele poderia andar e trabalhar.
As pessoas que estavam por ali, vendo o que aconteceu, ficaram admirados, e Pedro aproveitou para falar de Jesus, cumprindo, assim, a ordem de ser um missionário. Muitas pessoas creram em Jesus, naquele dia.
(para contar essa parte você pode dar um ar de suspense.) Mas alguns homens, que não gostavam de Jesus, prenderam Pedro e João porque estavam falando de Jesus. Eles passaram a noite na cadeia (faça o gesto com as crianças: dois braços cruzados no alto como se estivessem preso). No dia seguinte, as autoridades perguntaram como eles conseguiram curar o aleijado. Pedro disse que foi pelo poder de Jesus, e aproveitou para falar com eles sobre o amor de Deus. As autoridades soltaram Pedro e João da cadeia, mas os proibiram de falar Jesus. Eles disseram: “Vocês podem sair, mas não falem mais de Jesus!” (faça o gesto com as crianças: dois braços soltos no alto e balançando como se estivessem livres).
Mas Pedro e João não ficaram com medo de falar para as pessoas sobre o amor de Deus, que mandou Jesus Cristo morrer na cruz para nos salvar. Eles estavam cumprindo a ordem de Jesus, que disse: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Eles sabiam que Deus iria cuidar deles e ajudá-los.
Você consegue falar de Jesus para um amiguinho, para um colega na escola, para alguém da sua família? Deus pode ajudá-lo. Ele está sempre com você! Vamos orar, pedindo a ajuda de Deus.

Um comentário: